SAÚDE, NUTRIÇÃO, DICAS E CURIOSIDADES: SUPERMERCADO - O ROTULO

quinta-feira, 27 de outubro de 2016

SUPERMERCADO - O ROTULO

O rotulo no geral é algo que é difícil de decifrar, e tem muita importância nas escolhas que fazemos no supermercado, através do rotulo podemos fazer melhores escolhas, pode parecer complicado mas o rotulo poderá ser o nosso melhor amigo no supermercado.
No rotulo podemos encontrar toda a informação sobre um produto, tanto a nível nutricional que é facultativa, o nome do produto e a sua denominação de venda, a quantidade com a indicação do peso e do volume, as condições de armazenagem, utilização e modo de emprego, região de origem, Nome e contacto dos fabricantes, a lista de ingredientes, e o tipo de embalagem, se é vidro, polietileno Pet, tetrapack, etc.

Os alimentos também tem regras de rotulagem, para permitir aos consumidores fazerem as escolhas que pretendem adquirir. De acordo com essas regras, os alimentos tem que referir o valor energético (as kcal) o teor de proteinas, os ácidos gordos saturados, os hidratos de carbono, os açucares e sal, toda a informação nutricional, que deve ser apresentada em forma de tabela, para facilitar a consulta por parte do consumidor, e referente à quantidade tem que ser expressas em  100gr ou 100 ml.

Uma coisa que temos que ter em atenção é o prazo de validade, que nos indica até quando é seguro consumir o produto

Informação nutricional

A informação nutricional é muito importante no sentido de nos ajudar a fazer as nossas escolhas, essa informação pode ser expressa por 100g por 100ml, por porção ou por dose. Essa informação pode ser simples ou completa, Em relação á simples apresenta o valor energético, as proteínas, glícidos, e lípidos. 

A informação nutricional Completa, para além das informações anteriores, menciona o teor de açucares, ácidos gordos Saturados, fibras alimentares, sódio, vitaminas entre outros, esta sim, é uma informação valiosa para os consumidores.


  • valor energético, podemos considerar alimentos de baixo valor energético, os alimentos sólidos que tenham até 40 kcal/100gr e os alimentos liquidos 20 kcal/100ml
  • Primeiro temos os ingredientes, que normalmente são apresentados da maior quantidade para a menor.
  •  Na linha dos  Hidratos de carbono, glícidos ou glúcidos, temos os açucares, que podem aparecer na lista de ingredientes com vários nomes, como por exemplo sacarose, maltose, glucose, frutose, mel, xarope de glucose dextrose, entre outros que tem a terminação em "ose"
  • Gorduras ou Lípidos, podemos considerar um alimento com baixo teor de gordura se tiver até 3 gr de gordura por 100g de líquidos. Verifique sempre se metade das gorduras são gorduras saturadas.
  • Sódio ou Na, Tem a ver com a quantidade se sal que o alimento tem, tenha atenção aos alimentos que tenham mais de 1,5 gr de sal por 100 gr. ( =0,6 gr de sódio), a dose máxima diária de sal é de 6 gr equivalente a 2,4 gr de sódio.
  • Devemos ter em atenção as fibras, as fibras são fundamentais para uma dieta equilibrada, devemos comer aproximadamente entre 20 a 30 gr diárias.

Apesar de muitas formas de rotulagem verifique sempre se as indicações são por porção e a que quantidade corresponde.


A que corresponde a sigla VDR ou DDR, VDR ( Valores Diários de Referência) e DDR (Dose Diária Recomendada). estas siglas podem ser uma grande ajuda, permitindo uma escolha de alimentos a consumir diariamente. servem de indicadores dos valores médios de energia e nutrientes que a maioria das pessoas é aconselhada a ingerir diariamente, para uma dieta equilibrada.





Sem comentários:

Enviar um comentário