SAÚDE, NUTRIÇÃO, DICAS E CURIOSIDADES: O ATO DE COZINHAR - MÉTODOS CULINÁRIOS

terça-feira, 25 de outubro de 2016

O ATO DE COZINHAR - MÉTODOS CULINÁRIOS

hoje vou falar um bocado sobre o ato de cozinhar.
Como sabem é bom termos alimentos saudáveis na nossa cozinha, mas não chega. Temos que saber cozinha los de forma a não perderem os nutrientes. o método de cozinhar os alimentos, não só melhora o sabor dos alimentos, como ajuda a melhorar a digestibilidade, assim como melhorar a qualidade em relação á segurança alimentar.

Formas de Cozinhar:

Cozido

O cozido é uma forma simples de cozinhar os alimentos, em que o calor chega aos alimentos atravéz da água ou do seu vapor.
Existem os alimentos ricos em água, como os legumes, as carnes, que quando submetidos á cozedura perdem-na e diminuem de volume. E existem os alimentos pobres em água como o arroz, as massas etc, estes vão absorver a água na cozedura. por vezes durante o ato de cozedura os nutrientes passam para o liquido e o calor pode destruir alguns nutrientes.



O ideal é cozinhar os alimentos em pequenas quantidades de água com o recipiente tapado, e só coloque os alimentos somente quando a agua estiver a ferver.



Confeccionar a Vapor

O cozinhar a vapor significa submeter os alimentos sobre a água a ferver, num local mais elevado e fechado a apanhar o vapor da água fervente. Este é o melhor método para cozinhar os alimentos, isto porque perdem menos nutrientes em relação á cozedura.

Este é o meu método aconselhado, porque conserva melhor as propriedades dos alimentos e dos seus nutrientes.




Grelhado

Nesta forma de cozinhar, os alimentos são expostos directamente ao calor, neste método são utilizados as grelhas ou as chapas, assim como impedem a saída dos sucos dos alimentos, com o calor também vão eliminar a gordura. 
Tenha cuidado não deixe carbonizar os alimentos, no caso de utilizar chapas, utilize chapas onduladas para diminuir o contacto dos alimentos com a chapa, e assim diminuir a formação de compostos( aquelas substancias carbonizadas que se formam) e que são prejudiciais á saúde.



Tenha o cuidado de retirar as peles e as gorduras que estejam em excesso, e utilize as marinadas para dar o sabor aos alimentos sem adicionar gorduras.




Os Assados

Como todos já sabem, aqui utilizamos o forno para confeccionarmos os assados, podemos utilizar o forno a lenha e o forno eléctrico. Aqui os alimentos são sujeitos ao calor por todos os lados, permitindo manter os sucos dos alimentos.
Tenha o cuidado de pré- aquecer o forno primeiro, tem a vantagem de criar uma crosta de volta dos alimentos mantendo os seus sucos no interior dos alimentos.
Utilize as ervas aromáticas e o vinho, sendo uma forma de potenciar o sabor dos alimentos e reduzir a utilização de gordura.





Não sei se sabe, mas os grelhados e os assados são a melhor maneira de confeccionar os alimentos, as proteínas dos alimentos não se alteram e a crosta permite reter uma grande parte dos nutrientes.





Sem comentários:

Enviar um comentário