SAÚDE, NUTRIÇÃO, DICAS E CURIOSIDADES: OS MACRONUTRIENTES

sábado, 22 de outubro de 2016

OS MACRONUTRIENTES


Hidratos de Carbono

São a nossa principal fonte de energia, para as tarefas diárias do nosso organismo, e provêm do alimentos de origem vegetal, cereais e seus derivados - o arroz, as farinhas, massas o pão ... - , as leguminosas, a batata e frutos.
Os hidratos podem dividir-se em simples ou complexos.

Os Hidratos de carbono Simples são também designados por açucares simples:
  • constituídos por uma a duas unidades de açúcares simples, são absorvidos muito rápido quando os consumimos isoladamente: Exemplo: Sacarose (açúcar comum), lactose e glicose
Os Hidratos de Carbono Complexos
  • por serem constituídos por muitas unidades , necessitam de se dividir em unidades mais pequenas, por isso são absorvidos de forma mais lenta.
  • São mais utilizados para saciar a fome
exemplo: o Amido do pão, os cereais, as massas, as leguminosas, a batata, a batata doce, mandioca e algumas hortaliças

Os Hidratos de carbono ingeridos em demasia, que não são utilizados pelo nosso corpo, são transformados em gordura e armazenados nos tecidos adiposos 

Proteinas

As proteínas são responsáveis pela manutenção das nossas células, pela conservação e crescimento dos nossos tecidos e órgãos. São formadas por sequências de unidades mais pequenas - os aminoácidos - 

Consoante a proporção de aminoácidos as proteínas podem ser classificadas em:
  • Proteínas de alto valor biológico, por terem todos os aminoácidos essenciais nas devidas proporções para cada individuo, e podemos encontra los nos alimentos de origem animal, nos ovos ( mais na clara), no leite de vaca, iogurte, queijo aves e carnes.
  • Proteinas de baixo valor biológico encontram-se nos alimentos de origem vegetal, nas leguminosas, cereais e frutos oleaginosos).

Lípidos ou gorduras

Os lípidos ou gorduras são vistas como sendo prejudiciais á saúde, contudo são essenciais ao nosso corpo. tem funções fundamentais no nosso organismo. Fazem parte da constituição das células, e servem para proteger os órgãos de agressões externas, ajudam a proteger do frio, fornecem energia, e transportam as vitaminas lipossolúveis( A,D,E,K) e participam na síntese de hormonas.

São constituídos por ácidos gordos, e podem ser de origem animal ou de origem vegetal. De origem animal temos as carnes,a as áves os peixes, manteigas, natas, banha a gema de ovo e muitos mais. De origem vegetal temos o azeite, as margarina, frutos oleoginosos(amendoins, nozes, avelã) etc.








Sem comentários:

Enviar um comentário