SAÚDE, NUTRIÇÃO, DICAS E CURIOSIDADES: CANDIDIASE VAGINAL

domingo, 26 de fevereiro de 2017

CANDIDIASE VAGINAL

Boa Noite,
O tema de hoje é muito comum nas mulheres nos dias de hoje, "a Candidiase Vaginal".



Candida albicans é um fungo que está presente na maioria dos seres humanos e não significa um real problema, enquanto esses organismos não comecem a crescer acima das quantidades consideradas normais, provocando uma infecção, a qual prefere em especial as mulheres.
Designada como candidíase ou monilíase vaginal, a infecção por Cândida albicans ou Monília é uma micose, a qual deve ser tratada com antimicóticos.






Os sintomas da infecção vaginal podem incluir comichão, corrimento e uma sensação dolorosa ou de ardor ao urinar ou durante o acto sexual. Os sinais parecem óbvios, mas só o seu médico pode diagnosticar o problema com precisão e recomendar o tratamento apropriado, uma vez que muitas outras situações provocam o mesmo tipo de sintomas.

Apesar de poder ser transmitida sexualmente, não é uma doença de transmissão exclusivamente sexual, dado que este fungo existe naturalmente na vagina e acontece mesmo sem actividade sexual. Bastante propensas a este tipo de infecção estão as grávidas e as mulheres na fase antes do período menstrual estão também mais sujeitas a contrair a doença.

Na verdade é uma doença muito comum nas mulheres e em geral é uma doença primária, ou seja, surge devido a algum desequilíbrio da flora vaginal normal da própria paciente e não por transmissão sexual, embora isto possa ocorrer.



Prevenção e diagnóstico


Alguns remédios caseiros ou preparações vendidas no balcão, que não são antifúngicos, podem aliviar os sintomas temporariamente, mas, na realidade, eles não curam a infecção. Estudos recentes referem, embora haja alguma controvérsia, que comer iogurte natural com lactobacilos, não processado e sem adoçantes, pode ajudar as bactérias normais a manter equilibrado o pH vaginal.


Será aconselhável que espere até que a sua infecção esteja curada antes de reiniciar a sua actividade sexual. O mais certo é que o acto sexual possa irritar o tecido vaginal já inflamado e dorido. De igual forma, não deve usar absorventes internos se estiver a fazer tratamento com um creme ou supositório vaginal, pois o tampão pode absorver o medicamento.


Quatro a seis semanas depois de iniciar o tratamento, terá melhoras visíveis, o que acontece em cerca de 75 por cento ou mais dos casos. Muitas vezes nem será necessário tanto tempo até o tratamento surtir efeito. Os outros 25 por cento dos casos poderão necessitar de um tratamento mais prolongado.


O tratamento para combater a candidíase é feito à base de antimicóticos mas deve-se tentar tratar as causas da candidíase para evitar as recidivas. Há quem recomende que uma dieta especial, preparada em conjunto com o médico ou nutricionista, ajuda a recuperar a saúde e a reconstruir o sistema imunológico.


O tratamento é geralmente sistémico, de curta duração ou dose única, e também é feito com cremes locais à base de antifúngicos, em geral de 3 a 7 dias. Em casos mais resistentes, o tratamento poderá ser mais prolongado e, se houver suspeita de que o parceiro também tenha a doença, este poderá igualmente ser tratado (embora em situações ocasionais não seja recomendado).

No caso de ter algum problema semelhante fale como o seu médico de família ou ginecologista,
Alguma dúvida também posso esclarecer, 

Atenciosamente
Paulo Costa



Sem comentários:

Enviar um comentário