SAÚDE, NUTRIÇÃO, DICAS E CURIOSIDADES: PORTUGAL COM CARÊNCIA DE VITAMINA D

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

PORTUGAL COM CARÊNCIA DE VITAMINA D

Olá bom dia, 
hoje vamos abordar um tema que carece de alguma atenção por parte da população Portuguesa, a carência de vitamina D. Embora Portugal seja um dos países com mais sol na Europa, existe uma grande deficiência de vitamina D.

O que é a vitamina D?

A vitamina D é um hormônio esteroide lipossolúvel essencial para o corpo humano e sua ausência pode proporcionar uma série de complicações. Afinal, ela controla 270 genes, inclusive células do sistema cardiovascular. A principal fonte de produção da vitamina se dá por meio da exposição solar, pois os raios ultravioletas do tipo B (UVB) são capazes de ativar a síntese desta substância. Alguns alimentos, especialmente peixes gordos, são fontes de vitamina D, mas é o sol o responsável por 80 a 90% da vitamina que o corpo recebe. Ela também pode ser produzida em laboratório e ser administrada na forma de suplemento, quando há a deficiência e para a prevenção e tratamento de uma série de doenças.

De acordo com um estudo do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), 65% da população portuguesa tem falta de vitamina D e 15% apresenta mesmo deficiência grave. O número é ligeiramente inferior durante o verão, onde 41% da população tem falta de vitamina D. Ainda assim, é surpreendente o facto de muitas pessoas, num dos países com mais sol na Europa, apresentarem deficiência em vitamina D. Cerca de 3.000 homens e mulheres, entre 18 e 64 anos, participaram neste estudo. Podemos também verificar um estudo mais recente efectuado por uma equipa de investigadores da Unidade de Saúde Familiar (USF) de Condeixa a Nova e da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra desenvolveu o estudo “A Vitamina D nos Cuidados de Saúde Primários, a importância do seu doseamento e a sua suplementação”. Podem verificar este estudo aqui.


Muito pouca exposição solar

A investigadora Cátia Duarte, da CHUC, comentou à agência Lusa que aparentemente as pessoas não se expõem ao sol “os 10 a 15 minutos recomendados” sem protecção e, por isso, não são capazes de sintetizar quantidades suficientes de vitamina D na pele.




Um problema de saúde

A falta generalizada de vitamina D é uma questão preocupante, tendo em conta que a vitamina D é necessária para manter o funcionamento normal do sistema imunitário, ossos e dentes saudáveis, e função muscular normal, entre outros.

A luz do sol é a melhor fonte natural de vitamina D. Alguns tipos de alimentos, como os óleos de peixe e a gema de ovo também contêm muita vitamina D. No entanto, durante o período de inverno, a obtenção de vitamina D fica limitada devido à falta de exposição ao sol, sendo que a dieta por si só é insuficiente.




Será que o protector solar bloqueia síntese de vitamina D? 

Sabia que usar protector solar com um factor superior a 8 impede, de facto, que os raios UV produzam vitamina D no seu organismo? Em menos de meia hora por dia, através da exposição ao sol sem protector solar, consegue-se ter este nutriente no organismo nos níveis desejados.


BioActivo Vitamina D

Uma forma simples de atenuar a deficiência de vitamina D é tomar BioActivo Vitamina D. Cada cápsula fornece 38 microgramas de vitamina D3 biologicamente activa, numa solução dissolvida em azeite de elevada qualidade para uma excelente biodisponibilidade. As cápsulas são pequenas “pérolas” de gelatina mole, cujo tamanho reduzido faz com que seja mais fácil de engolir. A toma diária deste suplemento garante níveis adequados e estáveis de vitamina D no organismo.


Espero que este tema tenha sido interessante, mas vou torna-lo mais interessante ainda, então tenho 2 embalagens de Bioactivo Vitamina D para Sortear, Registe-se na plataforma Blogs de Portugal abaixo referenciada para poder submeter a candidatura, e siga todas as instruções de candidatura ao sorteio. E Boa Sorte!





1 comentário:

  1. Olá!

    Adoramos vossos artigos e seria uma honra tê-los em nosso portal. Criamos o Tugalink.com , o primeiro agregador de conteúdos de Portugal, onde divulgamos blogues, notícias e artigos de diversas categorias.
    Já no primeiro mês online chegamos a marca de 3.000 cliques em publicações.

    Visite-nos e envie vosso conteúdo... https://tugalink.com

    ResponderEliminar