SAÚDE, NUTRIÇÃO, DICAS E CURIOSIDADES: BEBIDAS VEGETAIS

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

BEBIDAS VEGETAIS

Bom dia,
hoje vou apresentar algumas alternativas ao leite e as bebidas de soja, estas bebida podem-se encontrar nas zonas dos produtos dietéticos.
Estas podem ser isentas de proteínas animais, sem lactose e sem colesterol, no entanto tem que se ter em atenção que podem ter mais açucares e gorduras.





Normalmente a maioria indica que os seus ingredientes são de origem biológica. Ser biológico quer dizer que não utilizam fertilizantes sintéticos no seu cultivo, herbicidas, pesticidas, talvez por isso, e quase de certeza que são mais caros.








Bebida de Amêndoa

Estas bebidas podem ter na sua composição água, amêndoa +- 10% e maltodextrina de milho, 250 mçl podem ter o equivalente a 110 kcal, 15 gr de hidratos de carbono aproximadamente 10 gr são em açucar ( 1 pacote e meio) e 5 gr de gordura.

Bebida arroz e amêndoa

Podem ter na sua composição água, arroz (18%), massa de amêndoa, xarope de agave (é um açúcar) e óleo de sementes de girassol
250 ml tem +- 220 kcal, 36 gr de hidratos de carbono, dos quais 19 gr de açucar ( +- 3 pacotes de açúcar) e 7 a 8 gr de gordura.

Bebida de Quinoa

Pode ter na sua composição, água, quinoa, xarope de trigo (açúcar), e aroma natural. 250 ml equivale a +- 100 kcal, 16 gr de hidratos de carbono e 2,5 gr de gordura.

Bebida de Aveia 

Tem na sua composição, água, aveia (10 %) óleo de colza ( é um óleo vegetal), alga, sal marinho e acidificantes, 250 ml equivale +- a 112 kcal, 16 gr de hidratos, dos quais 10 gr de açúcar, e 3,7 gr de gordura. poderá encontrar também estas bebidas com sabores a chocolate e baunilha, mas deve ter atenção que estes tem uma maior quantidade de açúcar.

Bebida de Arroz

Tem na sua composição, água, arroz a (17%), e óleo de girassol.
250 ml equivale a 195 kcal, 40 gr de hidratos de carbono, aproximadamente 24gr são em açucar ( 3 pacotes de açúcar, e 3 gr de gordura.


Importante:
  • Estas bebidas tem mais calorias que o leite de vaca e bebidas de soja
  • Os benefícios destas bebidas é não terem colesterol, lactose e proteína do leite de vaca.
  • Sendo estas bebidas 100% de origem vegetal, não quer dizer que não tenham gorduras.
  • Estas bebidas podem ser boas alternativas para quem seja intolerante á proteína do leite vaca
  • Se tem problemas com a tensão arterial convém ter em atenção que estes produtos tem quase sempre sal na sua composição.
  • Para quem controla o peso, a nível calórico estes produtos assemelham-se aos de origem animal
Espero que tenham gostado desta informação, ainda esta semana irei falar um bocado sobre o leite, a sua composição, as gorduras e benefícios, não se esqueçam de seguir, até breve.




Sem comentários:

Enviar um comentário