SAÚDE, NUTRIÇÃO, DICAS E CURIOSIDADES: A FRAMBOESA - FRUTOS VERMELHOS

sexta-feira, 17 de março de 2017

A FRAMBOESA - FRUTOS VERMELHOS

Olá boa tarde, 
hoje vou apresentar vos um fruto, com propriedades fantásticas,  a "Framboesa"


A framboesa (Rubrus ideaeus) é uma arbusto da família das Rosáceas que cresce até dois metros de altura, com caules erectos, espinhados delgados e raízes perenes. É muito conhecida pela sua fruta: uma baga esférica de cor vermelha que cresce nos ramos. Possui flores brancas que surgem no final da Primavera ou nos princípios do Verão.



Utilização Geral

Nas folhas de framboesa encontram-se elevadas concentrações de tanino, que são a causa do seu efeito adstringentes, e também são utilizadas como estimulantes. Contém flavonóides, pectina, ácido cítrico, um açúcar cristalizável e água. As framboesas são ricas em minerais, especialmente o ferro, o magnésio e o cálcio.
  • Com as folhas pode fazer-se uma infusão, que se pode utilizar durante a gravidez e para aumentar a produção de leite após parto. Também são utilizadas por algumas mulheres para regular os ciclos menstruais e diminuir o fluxo menstrual.
  • A framboesa é adstringente, também utilizado com antidiarreico suave, é também utilizada para reduzir náuseas e vómitos.
  • A infusão de framboesa é útil para cuidar de úlceras da boca e da garganta utilizando-se na forma de bochechos ou gargarejos. também se pode utilizar nas gengivas que sangram ou até em pequenas inflamações bucais.
  • Prevenção do Cancro, o fruto de framboesa pode ajudar a prevenir o cancro ao inibirem a divisão anormal das células e evitarem a morte de células normais sãs.
  • Na diabetes, estudos demonstram que as framboesas podem ajudar a reduzir os níveis de glicose.

Preparações

  • A infusão com folhas pode preparar-se adicionando uma colher de folhas a uma chávena de água a ferver. deixa-se repousar 15 minutos e depois côa-se e bebe-se.
  • Na gravidez usa-se 15 gr de folhas numa única toma diária.
  • Para diarreia infantil pode diluir-se a infusão a 50%.

Precauções


As folhas secas de framboesa produzem um toxico leve que pode fazer com que as pessoas adoeçam. Quando se recolhem as folhas temos de ter a certeza que a planta está a florescer. As folhas utilizadas para fazer a infusão devem estar completamente secas. Outra preocupação importante é ter a certeza de que as framboessas não estão contaminadas com um parasita gastrointestinal chamado ciclospora.

Efeitos secundários


A planta framboesa utiliza-se como antidiarreica, mas o uso excessivo pode causar o efeito inverso, diarreia.
Em algumas pessoas pode haver reacções alérgicas  as framboesas, e outras bagas.

Interacções


Não se conhecem interacções das framboesas com quaisquer outros medicamentos.






Sem comentários:

Enviar um comentário