SAÚDE, NUTRIÇÃO, DICAS E CURIOSIDADES: OS LACTICÍNIOS E O CALCIO

quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

OS LACTICÍNIOS E O CALCIO

Olá boa Noite,
um feliz ano novo a todos os meus Leitores, já estou em falta com algumas publicações, mas tenho estado adoentado e muito atarefado, mas hoje vou vos falar um bocado dos lacticínios e o cálcio.

Não sei se sabem mas o nosso corpo contém cerca de 2 a 3 Kg deste mineral, o cálcio. Este é o mineral que nós temos em maior quantidade no nosso corpo.

Na infância é uma fase de crescimento continuo, os lacticínio tem uma função muito importante no crescimento e desenvolvimento dos ossos, dentes e músculos, da mesma forma que o consumo adequado de  cálcio contribui para reservas necessárias no futuro. 

Na Adolescência: são importantes no desenvolvimento da massa óssea.

Nos Adultos é importante manter o bom consumo de cálcio, Alguns estudos tem alertado que a massa óssea a partir dos 40 anos diminui, cerca de 0,5 % por ano quer nos homes quer nas mulheres, nas mulheres  após a menopausa á uma perda significativa na ordem dos 10 a 12% .

O cálcio é muito importante parra o nosso organismo, o défice de cálcio pode causar a osteoporose, e pode comprometer toda a transmissão de impulsos nervosos, e provocar défice de atenção, de concentração dificuldades de aprendizagem entre outras situações.


  • 1 copo de leite magro 250 ml tem 285 mg de calcio.
  • 1 yogurte natural magro 125gr tem 171 mg de cálcio.
  • 1 fatia de queijo tipo flamengo 15 gr tem 127 mg de cálcio.
  • 1 iogurt liquido meio gordo 160 ml tem 171 mg de cálcio.

Importante: um Adulto tem a necessidade de 1000 mg de cálcio por dia, para assegurar esta necessidade, basta ingerir 4 porções de lacticínios por dia. as crianças e adolescentes devem consumir 5 porções por dia para atingirem as suas necessidades diárias.

Uma boa noite, espero que tenham gostado deste pequeno tema, breve irei falar um bocadinho dos lacticínios e a gordura, se quiserem acompanhar os próximos temas basta seguir o blog, até breve.









Sem comentários:

Enviar um comentário