SAÚDE, NUTRIÇÃO, DICAS E CURIOSIDADES: A Importância da Suplementação com Selénio

terça-feira, 6 de junho de 2017

A Importância da Suplementação com Selénio

Olá, Olá
Hoje venho reforçar a importância de Suplementar com Selénio

 Pharma Nord organizou  em Lisboa, uma sessão com o objetivo de alertar para a importância do selénio, um mineral escasso nos solos portugueses.
O evento, que teve como convidados Catarina Galinha, engenheira biológica e investigadora do Instituto Superior Técnico de Lisboa, e Miguel Baião, Médico especialista em Medicina Geral e Familiar, Medicina Integrativa e Ortomolecular, contou com uma audiência de quase 200 convidados, entre farmacêuticos, nutricionistas, médicos, enfermeiros e jornalistas.
Um estudo recente, realizado pela investigadora Catarina Galinha, analisou amostras de solo e trigo provenientes de vários terrenos agrícolas de norte a sul do país, procurando entender as causas para haver níveis tão baixos de selénio nos alimentos e no sangue. A conclusão foi de que o trigo cultivado em solo português, bem como os vegetais e frutos, é muito pobre em selénio. Os solos europeus apresentam níveis muito inferiores de selénio, quando comparados com outras regiões, como os Estados Unidos, Canadá ou Japão. Estima-se que cerca de 20% da população europeia não obtenha a quantidade recomendada de selénio. Nas últimas décadas, o consumo de selénio pela população europeia tem vindo a diminuir consideravelmente devido, essencialmente, à baixa ingestão de cereais integrais (hábitos alimentares) e ao aumento do consumo de trigo produzido nos solos empobrecidos da Europa (o trigo importado do Canadá e EUA contém 50 vezes mais selénio).


Falta de selénio


O primeiro efeito visível da deficiência de selénio é um a fraqueza muscular e  fadiga, que se prolonga tanto quanto durar a escassez de selénio no organismo. Progressivamente grave, porém, é a falta de estímulos à glândula tiroide, que pode passar a funcionar a níveis muito abaixo do ideal.
Esse funcionamento lento da tiroide é chamado de hipotiroidismo, e traz ao corpo uma série de problemas hormonais que são provocados em cadeia. Diretamente, porém, o hipotireoidismo provoca uma desaceleração do metabolismo, conduzindo muitas pessoas à obesidade e a riscos significativamente maiores de doenças cardiovasculares.
A longo prazo, as funções do selénio na prevenção de doenças passam a fazer falta. O risco de câncer, bem como de doenças cardiovasculares e de doenças infeccionais, torna-se muito maior caso haja uma deficiência de selénio no organismo. Além das doenças, o corpo sem a quantidade necessária de selénio sofre com os efeitos do envelhecimento acelerado.


Sugestão de Suplementação

Nas situações em que é difícil assegurar um correcto aporte de selénio, o BioActivo Selénio+Zinco pode ser uma ajuda. Este suplemento contém SelenoPrecise, uma levedura enriquecida com selénio, única e patenteada, com uma absorção documentada em 88,7%. SelenoPrecise esteve envolvida em diversos estudos científicos, sendo o mais recente o estudo KiSel-10, publicado em 2013 no International Journal of Cardiology e notícia no Jornal da Noite da SIC em 2016.








Suplementos da gama BioActivo são isentos de glúten
Necessita de tomar suplementos nutricionais, mas nem sempre tem a garantia da sua segurança quanto à ausência de glúten? Os suplementos BioActivo, da Pharma Nord, asseguram a isenção de glúten.

A Pharma Nord é uma empresa dinamarquesa que fabrica, comercializa e desenvolve suplementos nutricionais, e está no mercado de farmácia em Portugal desde Abril de 2004, com uma linha de produtos reconhecidos internacionalmente com a marca BioActivo.
Pois o BioActivo Selénio + Zinco, Contém levedura de selénio orgânico (SelenoPrecise), zinco e vitaminas C, E and B6


  • O selénio e o zinco apoiam o funcionamento normal do sistema imunitário
  • A vitamina E contribui para a protecção das células contra o stress oxidativo
  • A vitamina C apoia a formação normal do colagénio para o funcionamento normal dos ossos, gengivas, dentes e cartilagem
  • A vitamina B6 contribui para uma função psicológica normal
  • Melhorado ao logo de mais de 25 anos de pesquisa
  • Fabricado sob controlo farmacêutico na Dinamarca

Sem comentários:

Enviar um comentário